Porto Alegre registra as duas primeiras mortes por gripe A (H1N1)

Vítimas foram uma criança de sete anos com asma e homem de 35 com imunodeficiência

A capital gaúcha registrou as duas primeiras mortes por gripe A do ano no Rio Grande do Sul. Até esta data, no ano passado, nenhum óbito relacionado ao H1N1 havia sido notificado. Mesmo depois das mortes, a campanha de vacinação não deve ser antecipada por mais tempo do que já foi, segundo a Secretaria Estadual da Saúde: segue com início previsto para 25 de abril. A data da campanha nacional é 30 de abril.

O secretário da pasta, João Gabbardo dos Reis, informou que 50% das 3,6 milhões de doses previstas para o Estado devem ser entregues pelo governo federal até 15 de abril, mas serão necessários 10 dias para distribuir as vacinas às unidades de saúde da Capital e do Interior.

Ambas as mortes são de pacientes que pertencem ao grupo de risco, mas não tomaram a vacina em 2015, conforme o secretário da Saúde do Estado. Notificadas pela rede municipal na sexta-feira, os óbitos foram confirmados neste domingo pelo secretário.

O primeiro caso é de um menino de sete anos, que estava internado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, ele chegou à instituição com sintomas da gripe A em 24 de março, quando começou a tomar o Oseltamivir (Tamiflu). Moradora da Lomba do Pinheiro, a criança não resistiu e morreu na última quinta-feira, dia 31. Um dia depois, na sexta-feira, um exame confirmou o diagnóstico de H1N1.

Gabbardo afirma que a criança sofria de asma, doença crônica que a incluía no grupo de risco que deve receber a vacina contra a gripe, mas não havia tomado a dose em 2015. Outro agravante, segundo o secretário, é que ela havia começado a tomar o medicamento cinco dias depois dos primeiros sintomas, o que diminui o efeito dele no combate ao vírus no organismo.

— O medicamento (contra a gripe) precisa ser ministrado em até 48h depois dos primeiros sintomas, por isso a importância das pessoas procurarem com urgência as unidades de saúde, principalmente se sentirem falta de ar — explica Gabbardo.

Os outros sintomas são tosse, febre, dor de cabeça, dor de garganta e coriza. Devem receber a vacina crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias, profissionais da saúde, povos indígenas, idosos, pessoas privadas de liberdade e pessoas com doenças crônicas.

Número de pessoas com gripe A aumenta

O outro óbito foi de um homem de 35 anos, que sofre de uma doença que afeta a imunidade (não divulgada pelo governo do Estado). Devido à imunodeficiência, ele também integra o grupo de risco que deve ser vacinado, mas não tomou a dose no último ano.

O homem procurou atendimento no bairro Restinga sete dias depois de ter sentido os primeiros sintomas da gripe A, quando começou a tomar o Tamiflu. Depois, foi encaminhado para o Grupo Hospitalar Conceição, onde morreu.

— São dois casos de pacientes que tinham outras doenças associadas. A influenza é grave naqueles casos em que as pessoas já têm patologias, por isso a importância da vacinação.

No total, sete pessoas foram diagnosticadas com gripe A no Estado. Além dos dois óbitos, outras cinco pessoas tiveram o vírus confirmado: uma em Porto Alegre, duas em Viamão e duas em Canoas. Ainda estão em investigação outros 152 casos suspeitos de H1N1. Detalhes sobre os casos serão divulgados em uma entrevista coletiva na segunda-feira, às 10h, na sede da Secretaria Estadual da Saúde.

Em todo 2015, nove pessoas morreram devido à gripe A no Rio Grande do Sul e 78 foram diagnosticadas com a doença. O primeiro óbito ocorreu na segunda quinzena de maio.

antecipe-se na prevenção

contágio

Ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas ou locais e objetos contaminados (aperto de mão ou utilização de talheres, por exemplo).
Para diminuir as chances de contágio, os locais fechados devem ser evitados e o hábito de lavar as mãos (se possível, com álcool gel) deve ser frequente.

sintomas

São parecidos com os de uma gripe comum: febre alta, dor no corpo, na garganta e tosse. Falta de ar, desconforto respiratório e tontura também podem acontecer. Vale destacar que os sintomas são muito semelhantes aos da dengue. O que diferencia as doenças é que a gripe apresenta sintomas respiratórios.

como prevenir

Adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
Não compartilhar objetos pessoais se estiver com sintomas.
Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirar.
Manter ambientes de grande circulação sempre limpos.
Deixar ambientes úmidos ventilados e iluminados com luz solar.

10 thoughts on “Porto Alegre registra as duas primeiras mortes por gripe A (H1N1)

  1. Wonderful goods from you, man. 301 Moved Permanently I¡¯ve understand your stuff previous to and you are just extremely magnificent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible. I can¡¯t wait to read much more from you. This is actually a tremendous 301 Moved Permanently informations.

  2. Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “”You can hear the ocean if you put this to your ear.”\” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  3. Thanks a lot for providing individuals with an extremely marvellous possiblity to read critical reviews from this website. It is usually very great and also jam-packed with a good time for me and my office co-workers to search the blog no less than three times every week to learn the fresh things you have got. Of course, we are actually satisfied for the mind-boggling ideas you serve. Selected 1 tips in this post are easily the best we’ve ever had.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *